quarta-feira, 16 de julho de 2014

Topo Gigio, da Estrela

Topo Gigio, o ratinho italiano que se tornou muito popular no Brasil após aparecer em um programa de TV (Globo) ao lado do ator Agildo Ribeiro, em 1969. O personagem foi criado em 1958 por Maria Perego; tamanho foi o sucesso por aqui que foram lançados diversos produtos com ele: bonecos de diversos tamanhos, discos, revistas em quadrinhos, livros, jipinho, caminha, fantoches, chaveiros, bolas...

Eu tive diversos Gigios e adorava escutá-lo cantar! Hoje nem posso tocar o disquinho que ainda tenho pois o toca-discos se foi... ainda bem que existe o YouTube!

Em 2019 a Estrela relançou o Topo Gigio!

Tão popular era o ratinho que, em 2019 – para comemorar seus 60 anos – a Estrela relançou o Topo Gigio 18 cm! No entanto, esqueceram dos bigodes... Em 2022, foi a vez do lançamento do Topo Gigio Boa Noite.

Topo Gigio 2019





  Topo Gigio Boa Noite
2022
(foto da Internet)


Topo Gigios
1974 e 2019




Boneco Topo Gigio volta ao catálogo da Estrela

  Eu tive:
  • Topo Gigio de 25 cm, de vinil pintado, com cabelo e bigodes
  • Topo Gigio de 18 cm (2), com roupa, cabelo e bigodes - o mais conhecido
  • Topo Gigio 8 cm - na minha opinião, o mais fofo de todos
  • Topo Gigio Ciclista
  • Fantoches (3), cabeça de plástico, bigodes e cabelo de palha, corpo de pano
  • Caminha do Topo Gigio
  • Candango do Topo Gigio: jipe de lata
  • Topo Gigio de pano, grande
  • Topo Gigio pequeno, bobblehead
  • Bola média amarela com a carinha do Topo Gigio estampada
  • Disquinho compacto, da Philips
  • Chaveiros
  • Revista em quadrinhos Topo Gigio
  • Livrinhos
Foram doados o boneco de 25 cm (consegui de volta), a bicicleta do Ciclista (consegui de volta), o Candango, o de pano, o bobblehead e a bola; o resto ficou.

Meus bonecos de 18 cm



Em abril de 2015, o Topo Gigio de 25 cm voltou para casa! Sem o rabinho – suponho que o orifício seja para encaixá-lo, porque eu não lembro se ele tinha um ou não; nenhum dos outros tem rabinho (o Gigio da TV não tinha). Também está sem os bigodes.


Eu, minha avó e meu Topo Gigio original no
dia em que o ganhei (aniversário 1969)


Este bonequinho de 8 cm está comigo desde criança, é o que eu mais gosto  a barriguinha e os dedinhos de fora são muito fofos...


Em abril de 2014, mais um brinquedinho que voltou: o Topo Gigio Equilibrista – mas tive que fazer algumas adaptações, pois a bicicleta foi dada e ficou só o bonequinho (sem o braço direito, que se perdeu).

Então eu comprei um Mickey Equilibrista, pois este brinquedo é bem mais fácil (e barato) de se achar. Como o corpinho do Topo Gigio e do Mickey é o mesmo, eu coloquei a cabeça do meu Topo Gigio que ficou no corpo do Mickey (não quis tirá-lo da bicicleta para evitar algum estrago), completando assim o brinquedo. Já a cabeça do Mickey eu coloquei no corpo do Gigio remanescente e acrescentei o bonequinho ao triciclo de lata, completando outro brinquedo da minha infância, o Mickey no Triciclo! Aliás, a cabeça do Topo Gigio 8 cm é a mesma do Topo Gigio Equilibrista.


Cabeça do Topo Gigio no corpo do Mickey


Topo Equilibrista e o de 8 cm



Topo Gigio Equilibrista e Mickey no Triciclo
Foram lançados também Topo Gigio no Triciclo e Mickey Equilibrista


Cama


Topo Gigios Fantoches
 



Meus três Gigios reunidos
 

Este era o meu Topo Gigio de pano
(foto original minha)
 

E o meu bobblehead era este
 (foto da Internet)


 Revista em quadrinhos


Parece que foram 2 os disquinhos compactos lançados 
Eu tenho esse (Philips - escute no YouTube)

Sonho de Papel


Chaveiros


Coleção de livrinhos
Editora Brasil-América




Revistinha TV Programas
Editada no Paraná nos anos 1960-1970





Revista Pais & Filhos
Agosto 1969



Chove Chuva


2 comentários:

  1. Olá, gostaria de saber se alguém se interessaria em comprar um boneco do topo gigio que tenho tudo indica que seja dos anos 70 não tem marca e nem data nele , ele segura um queijo em uma das mãos a outra está com a mão no bolço e o olhar dele é bem realista MESMO , usa um chapeuzinho e não tem bigode , bem se possível me ajudar também a me dizer de que ano seria agradeço, envio fotos no e-mail caso haja interesse... OBRIGADO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que nunca vi esse, você devia dar uma pesquisada no Mercado Livre...

      Excluir