sábado, 12 de julho de 2014

Candy, da Estrela

Candy, a boneca que canta, recita e fala direitinho como você! Seu mecanismo é único: discos intercambiáveis!

A minha Candy é de 1970: 54 cm, loira de cabelos compridos, olhos de dormir (com fungos, infelizmente), sorriso que mostra os dentinhos de cima, delineador nos olhos, unhas pintadas de cor-de-rosa (as da mão direita desbotaram), vestidinho azul e branco (este mesmo modelo também vinha em rosa e branco), calcinha branca e botas brancas; é a boneca que aparece na caixa. Por algum milagre, a caixa e o livreto de instruções sobreviveram. A boneca vinha com uma maletinha Estrela de plástico, com pente e enroladores de cabelo.

No compartimento que vai o disquinho está gravado na tampa: Estrela S/A - R. Cabo Norberto H Weber s/n - São Paulo - Indústria Brasileira - CGC 61.082.004/3. A Candy funciona com uma pilha média (C2). São 4 disquinhos; a minha boneca veio com as seguintes músicas:
  • A Canoa Virou/Batatinha 
  • Gatinho Setim/Pim-Pam-Pum
  • Chapéuzinho Vermelho/Pirulito
  • Cinderela/Cirandinha
Parece que é a versão brasileira da boneca Charmin' Chatty Cathy, da Mattel, pois esta usava disquinhos também  só que ao invés de apenas 4, eram vários, bem como vendidos separadamente também.






Manual


O disquinhos
12,5 x 12,5 cm



  
Versões da Candy
(fotos de bonecas que estavam à venda na Internet)


Letras das músicas

Gatinho Setim
(Zalina Rolim)
 

Eu tenho um gatinho
chamado Cetim.
É alegre, mansinho
e gosta de mim.
Bem cedo, na cama,
vai ele: "Miau"!
E tanto me chama
Que até fica mau.
 

A Canoa Virou
 

A canoa virou, 
Quem deixou ela virar?
Foi por causa da menina,
Que não soube remar.

Cirandinha

Ciranda, cirandinha
Vamos todos cirandar
Vamos dar a meia volta
Volta e meia, vamos dar.
 

Batatinha

Batatinha quando nasce
se esparrama pelo chão
A menina quando dorme
põe a mão no coração.

e a Candy emenda (vi no YouTube)

Eu sou pequenininha
da perna grossa
Vestido curto

papai não gosta.

Pirulito 

Pirulito que bate, bate

Pirulito que ja bateu
Quem gosta de mim é ela
Quem gosta dela sou eu.

Pim-Pam-Pum*

*Música tema do programa da Estrela de mesmo nome, na TV Tupi (1957-1970). Como a boneca não está funcionando, não posso escutar os disquinhos, mas lembro de qualquer coisa assim:

Estrela pim pam pum
Estrela pim pam pum
Três vezes sete vinte e um

Mas você pode ouví-la aqui:


3 comentários:

  1. Amo também as bonecas daquela época e eu tive uma boneca que se parecia muito com está candy e gostaria muito de saber se era realmente ela. Eu lembro que a minha tinha nos disquinhos música tipo poeminha como "Batatinha quando nasce" e "A canoa virou". Você saberia dizer se é essa Candy da estrela? Foi minha primeira boneca e eu devo ter ganhado ela ente anos 68 e 70.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, era a Candy - a única boneca com disquinhos da Estrela, e as músicas são essas mesmas.

      Excluir
  2. Eu tive uma dessas... Lembro das musicas até hj... Ô saudades!

    ResponderExcluir