quarta-feira, 16 de julho de 2014

Tippy, da Estrela

A boneca travêssa, veja quantas coisas ela faz!

A Tippy (43 cm) é uma boneca movida à pilha que mexe as perninhas e anda de triciclo e cavalinho (que vinham com ela); licenciada pela americana Mattel, lançada nos Estados Unidos com o nome de Tippee-Toes e na Itália com o nome de Coki. A Tippy foi produzida de 1970 a 1991; ela vestiu diversos modelos de vestidos e seu triciclo e cavalinho tiveram muitas cores diferentes.*

A minha boneca (a de infância, ela não foi doada) é o modelo 64002 de 1970:

Vestido de nylon estampado, meia-calça Helanca*

*Fonte: Blog da Ana Caldatto

Era muito difícil de encaixar os bracinhos da Tippy nos seus brinquedos  eu acabei quebrando um deles quando era criança. Ela está toda original e ainda tenho sua caixa (toda desmanchada, pois ficou um bom tempo negligenciada, na umidade). 

Eu comprei uma outra Tippy (loira, 1971) em 2014 por impulso; ela estava jogada no canto de uma loja de “velharias” (eu adoro estas lojas), em estado miserável. Limpei, lavei o vestidinho e os cabelos e ia vendê-la, mas resolvi ficar com ela. Não pretendo fazer coleção de Tippys, mas como ela era bem diferente da minha de infância... Como a minha, o bracinho esquerdo está quebrado – acho que nenhuma criança conseguia tirá-la do cavalinho ou da bicicleta sem estragar a boneca... mas está funcionando.
Em 2020, a Estrela relançou a Tippy!
 
Em duas versões; agora cada boneca só vem com um brinquedo: ou o cavalinho ou o triciclo (e sua caixa é menor). Coincidentemente, a boneca que vem com a caixa igual a da minha de infância, usa o vestidinho da Tippy loira que consegui em 2014.

    Minha Tippy de infância
    1970



    A minha caixa demolida


    Carimbo na caixa


    A Tippy loirinha
    1971
     

    Como ela chegou...
     

    A 2 versões da Tippy relançada em 2020
     

     

    4 comentários:

    1. Essa Tippy mais antiga de vestido rosa está à venda? É a da foto? Gostaria de comprá-la.

      ResponderExcluir
    2. Você poderia entrar em contato comigo? estrelad-alva@hotmail.com

      ResponderExcluir
    3. Oi essa tippy e toda original ela veio assim na caixa .e que eu to procurando uma que fosse igual a minha pra mim ver se a roupa era original e essa sua e igual ate a bicicleta mais a roupa da sua e diferente mais a boneca e igual e eu não co seguia achar uma kkkk que fosse parecida até achar essa olha no meu Instagram @lucianeNullrich bjs.

      ResponderExcluir