sábado, 12 de julho de 2014

Boleca, da Estrela

Esta bolinha (15,5 cm de diâmetro) preta pulava feito louca, era até mesmo um perigo! Não tenho certeza se o nome dela é mesmo Boleca, não consegui nenhuma confirmação. Algumas pessoas a conhecem por Perereca.

Ela ficou esquecida durante anos em uma gaveta, até que minha mãe um dia teve a infeliz ideia de dar para o meu cachorro Hommer brincar. Primeiro: ele não gostava de brincar de bolinha (ao contrário do outro cachorro, que amava). Segundo: a Boleca NÃO é à prova de mastigação de cães! Mas apesar de meio destruída, ela ainda quica perigosamente.

A Boleca é a SuperBall americana, fabricada pela Wham-O. Ela é composta de Zectron, um tipo de borracha sintética inventada em 1964 pelo químico Norman Stingley. Este material tem um coeficiente de restituição tão elevado que, ao cair de certa altura sobre uma superfície dura e fixa, rebota a uma parcela considerável de sua altura original.  Fonte: Wikipedia e o livro Mecânica Para Engenharia: Estática 
 
Curiosidade: a final da liga de futebol americana (NFL) teve seu nome (Super Bowl) inspirado nesta bolinha infernal. 




13 comentários:

  1. Oi!
    Só li hoje, pois estava pesquisando "boleca". Sim, era esse mesmo o nome. Meu irmão tinha uma dessas. Hoje tem em qualquer entrada de mercado uma máquina com várias, que se compra com algumas moedas. Mas como a legitima BOLECA, não mais. Ela era bem maior que essas. :D

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela confirmação do nome! E vou acrescentar o tamanho dela.

    ResponderExcluir
  3. Exatamente, ela se chamava Boleca. Ganhei várias. A última ainda tenho, como nova, guardada e sem nunca ter brincado. Está até brilhando, rs. Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que sorte a sua! É duro guardar durante anos e ter o brinquedo destruído! (Não foi culpa do cachorro, é claro)

      Excluir
  4. Eu ainda tenho a minha original em bom estado, que interessar posso vender. -> 11994952015 whatsapp

    ResponderExcluir
  5. Tenho duas e me lembro como se fosse ontem do buraco que fez na vidraça da minha casa. Na minha cabeça ela se chamava perereca.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho uma, queria vender, mas não sei valores. A minha tá em bom estado tá inteirinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem algumas à venda no Mercado Livre; procure por "perereca bolinha estrela". O preço varia de 290 a 1500 - essa de 1500 está encalhada faz anos, o preço é EXAGERADO. O link de uma delas: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1414323427-bola-antiga-perereca-estrela-_JM

      Excluir
  7. Ainda tenho a minha em perfeito estado estou vendendo quem tiver interesse chama no WhatsApp 21966270830

    ResponderExcluir