sexta-feira, 18 de julho de 2014

Almofadinha, da Estrela

Ele voltou para mim! Acabei de receber meu "novo" Almofadinha, o cachorro de vinil da Estrela que eu ganhei ainda bebê; ele tem 29 cm e o assobio não está funcionando.

Descrição do brinquedo no Catálogo Estrela* de 1963: N° 4771 - 31 cm. Cachorro de pé com olhos de dormir, orelhas de pelúcia aveludada. Finamente pintado. Cabeça móvel. Almofadinha fazia parte de um grupo de bichinhos Inteiramente de VI-VINIL, macios, inquebráveis, laváveis. Assobio extra-forte. Os outros animais eram o urso Pançudo, o coelho Dom Pascoal e um outro cachorro chamado Serelepe (Woofie).


O Almofadinha é uma versão do cachorro Bon Bon The Pretty Poodle (1962) da fabricante de brinquedos americana Edward Mobley Co./Arrow Rubber & Plastics Corp. Ele foi lançado com olhos pintados e olhos de dormir, nas cores branca e também preta; e ainda uma versão com orelhas de vinil, sendo uma delas em pé (este a Estrela também lançou no Brasil, em 1969). 
 
Muitos outros bichinhos de vi-vinil foram lançados por aqui pela Estrela*:
 
Poodle fêmea Fifi (fabricado por Sun Rubber Co.), urso Bimbão (Chubby Bear), urso Molenguinho, elefante Chumbinho, coelho Bochecha, gato Frufru (Mittens), cachorro Biba, gato Mimi, gata Fofinha, Girafa, entre outros.
 
 *fonte: catálogo no Blog da Ana Caldatto
 
Obs.: A Kate, do blog Things That Squeak, informa que Edward Mobley era o designer da Sun Rubber Company; depois, ele foi trabalhar para a Arrow Rubber and Plastics Corp. Ela também revela que Mobley esteve no Brasil para acompanhar a fabricação de suas criações pela Estrela.
 
Fotos:
 
A coleira faz parte da cabeça (que é
articulada e pode ser removida)
 
  Consegui um de orelhas e rabinho amarelos

Meus Almofadinhas

Meus Almofadinhas em 2022;
dei uma ajustada nas orelhas,
que estavam muito baixas.
 
Rabinhos diferentes: um é
bolinha, o outro é achatado

Almofadinha sem as orelhas


Bon Bons: orelha de vinil e de pelúcia
(note que ele não tem rabinho de pelúcia
como o brasileiro).

Propaganda da Estrela onde
aparece o Almofadinha

Figurinha do álbum Brasil Pátria Amada:
olha aí o Almofadinha!

Eu e o Almofadinha (1963). O cachorro branco
com focinho preto eu conheci como "Laika"
(a cadelinha que foi ao espaço em 1957),
mas não sei se realmente esse era o nome dele.

O Almofadinha, a Meu Bebê, eu e a Soneca

Eu, a minha cozinha e o Almofadinha

2 comentários: