quarta-feira, 18 de julho de 2018

Thumbelina, da Ideal Toy




Ideal Toy

A Ideal Toy Company foi uma fábrica de brinquedos fundada em 1903 pelo casal Morris and Rose Michtom. Depois da Segunda Guerra Mundial, a empresa se tornou a maior fabricante de bonecas dos Estados Unidos, licenciando suas criações para vários países, incluindo o Brasil. A fábrica fechou em 1997. Curiosidade: foi Morris Michtom quem criou e tornou popular em todo o mundo o ursinho de pelúcia (Teddy Bear).  Fonte: Wikipedia
 
Algumas bonecas licenciadas para o Brasil pela Ideal Toy e que fazem parte da minha coleção:

MINHA COLEÇÃO


01 - Finalmente consegui uma Thumbelina americana (Soneca da Estrela, Tumbelino da Vicma) – e aqui mesmo no Brasil!!! Ela é ENORME! 
 
Tem 20 polegadas (51 cm; a Soneca tem 46 cm). Sua cabeça, pernas e braços são bem maiores do que os da versão brasileira, o que faz com a nossa fique ainda mais fofa, parecendo miudinha! Está funcionando (a cabeça mexe ao se dar corda), mas a roupinha não é original. Ela tem furos nos ouvidos (não nos lóbulos para brinco) e pelo que li na Internet seriam para propagar melhor o som do chorador interno, que nesta minha não está funcionando*.
 
*Depois de mais de 2 anos com a boneca, fui tirar novas fotos e mexendo nela, ela CHOROU! É só dobrá-la na cintura, que dá para ouvir o chorinho.
 
Está marcada na nuca: IDEAL TOY CORP. OTT-19A corda é de plástico. Nas pernas (na parte ainda de pano), tem colchetes de pressão, mas acho que não são originais da boneca, pois nunca os vi em nenhuma foto; ou talvez até sejam, serviam para prender a barra da calça melhor.

02 - Em 2024, consegui uma Thumbelina negra!

Ela é uma boneca de 1982, também produzida pela Ideal Toy. Seu corpo é bem mais firme do que os da Thumbelina-Soneca, fazendo com que ela só fique em pé (veja a foto). É muito linda, mas uma das características da Thumbelina-Soneca é exatamente ela ser molinha e leve como um bebê de verdade... o enchimento dela é realmente bem duro, o que deixa a boneca mais pesada.

Ela tem 48 cm (18 polegadas) e cabelos bem pretos; veio sem a roupinha original. Não tem nenhum mecanismo à corda e acho que deveria falar ma-ma (pois dá para sentir que dentro dela existe uma caixa), mas se for o caso, esta minha não está funcionando. Na sua nuca, está gravado Ideal Toy Corp. TT-21. Para prender o corpo à cabeça, tem um fecho de plástico. Made in Hong Kong.

03 - Mais uma boneca de 1982 chegou à minha coleção: ela tem brincos!

Tem as mesmas características da Thumbelina negra, pois foi fabricada no mesmo ano. Esta veio com vestido e calcinha rosa originais  tem etiqueta no vestido: a roupinha foi feita no Haiti. Ela mede 48 cm (18 polegadas). O mais interessante é que ela é a primeira (e única) Thumbelina (ou Soneca) que já vi usando brincos! Tenho uma Soneca que tem furinhos nos lóbulos das orelhas, mas não sei se foram feitos pela criança ou se vieram de fábrica; é um mistério que até hoje não consegui desvendar – leia sobre ela aqui, foi a primeira Soneca que comprei, isso em 2013.

04 - Mais uma boneca dos anos 1980 chegou à minha coleção: a Newborn Thumbelina, com cabelos moldados

Esta Thumbelina tem 18 polegadas (48 cm), cabelos moldados e "ma-ma voice" (chorador). Consegui com a caixa, etiqueta e roupinha original. Foi fabricada em 1984, já sob a marca CBS Toys (mas ainda com a marca Idela Toy gravada na nuca e na caixa). O vestido foi costurado no Haiti, mas o tecido é dos Estados Unidos. O corpo também, foi montado no Haiti, usando-se fibras sintéticas picadas. O vinil dos braços e pernas é bem duro, não é macio como a das outras (mesmo as fabricadas nos anos 1980).

Thumbelina 20 polegadas
Anos 1960



Thumbelina
Anos 1980



Mão direita


Mão esquerda


o fecho que prende o corpo à
cabeça é de plástico


Thumbelina com brincos
Anos 1980




As bonecas da Ideal Toy vêm
sempre marcadas na nuca



Newborn Thumbelina
1984



Etiqueta da Newborn Thumbelina




Thumbelina americana e Soneca brasileira



Thumbelina e Tiny Thumbelina americanas


Thumbelinas
Anos 1980 e 1960



As bonecas dos anos 1980
não sentam como as dos anos 1960


Newborn Thumbelina e Thumbelina
Anos 1980
Ambas com vestidos originais


Os colchetes de pressão
da Thumbelina 20 polegadas

 
Caixas
Thumelina (foto da Internet)
e Soneca
 
 

Consegui em 2020 no eBay este
encarte de propaganda de 1962




DeFilippo falando sobre as populares
 bonecas Repolhinho/Cabbage Patch Kids
(ele apenas as esculpia)


Falsas Thumbelinas
Anos 1960-1970
(fotos da Internet)

Thumbelina Toddler


Wake Up Thumbelina
(Preguicinha da Estrela, 1979)



Kissing Thumbelina


Newborn Thumbelina


Tearful Thumbelina


3 comentários:

  1. Onde você consegue essa preciosidades? Nossa, ela é bem maior que a SOneca. Eu sigo tentando achar o meu Soninho

    ResponderExcluir
  2. Essa foi muita sorte! Anos tentando comprar no eBay - mas muito caras, incluindo o frete. Quando achei uma a preço acessível, comprei e cancelaram a compra porque não mandavam para cá, deu problema, sei lá o que. Devolveram o dinheiro...

    ResponderExcluir
  3. A ideal toys fabricava a Patty playpal, que nós conhecemos por "Amiguinha", da estrela😁

    ResponderExcluir