terça-feira, 15 de julho de 2014

Soneca, da Estrela

Sonéca, o bebê que tem vida!

Êle se move como um bebê de verdade!
Dando-lhe corda, êle moverá o corpo.
Se ajudado, agarra o pé e chupa o dedo!
Gracioso como um garotinho.
Seu rosto sonolento é um encanto!
Leve como uma pena... 



A Soneca é uma boneca de 46 cm com corpo de pano, cabeça, braços e pernas de vi-vinil, olhos pintados, cabelos enraizados, movida à corda (mexe a cabeça) e tem um botão de borracha na barriga que quando apertado imita um som de choro (ou pelo menos tenta...), anunciada no catálogo como "voz de apertar".

Foi produzida nos anos 1962/1963 pela Estrela, e tinha diversos modelos de vestidinhos e alguns estilos de cabelo; sempre vinha com botinhas ou sapatinhos brancos com meias. Em 1964/1965, por algum motivo (talvez a perda do licenciamento), a boneca continuou com o mesmo nome mas ganhou uma nova cabeça com olhos de dormir (veja ela aqui) e logo deixou de ser produzida.


A Soneca é a versão brasileira da americana Thumbelina, da Ideal Toy (veja ela aqui). Em relação ao seu criador não consegui confirmar, mas é quase certeza que foi o mestre escultor Vincent J. DeFilippo (1929-2018), que trabalhou na Ideal Toy (fundada em 1903) por 27 anos (até 1980). Além da Soneca brasileira, a única boneca fora dos Estados Unidos que tenho conhecimento é a espanhola, onde ganhou o nome de Tumbelino (da Vicma).

 Thumbelina e Soneca

 

Soneca e Eu

Minha querida Soneca, minha mais amada boneca. Desde que eu nasci, praticamente (devo tê-la ganhado quando fiz 1 ano), até o dia em que larguei as bonecas, ela sempre esteve comigo. Dizem que minha tia a comprou porque era a última boneca que encontrou na loja: mal sabia ela que a Soneca seria a preferida! Quando muitos dos meus brinquedos e bonecas foram doados (na fase pré-adolescente "não quero nada disso aqui em casa!!!), fiz questão de ficar com a Soneca. E por uma felicidade enorme, a caixa dela tinha sido conservada pela minha mãe (que costumava guardar trecos nela) e a bebê pode ficar então guardadinha em sua caixa original.

Ela era movida à corda, mas há muito tempo deixou de funcionar e seu corpinho de pano está bem ruinzinho — lembro que a Ziza, nossa querida cozinheira, costurou um macacãozinho de bebê nele para conter o estrago; ainda bem que o vestidinho e a calcinha com estampa floral e as botinhas originais sobreviveram. Na caixa (linda!) o nome da boneca está grafado com acento, "Sonéca". Segundo o carimbo nela — 4 de março de 1963 — a minha Soneca completou 50 anos em 2013!

!!! Acabo de descobrir (15  de julho de 2014, essa é uma data para se guardar!) que a Soneca é na verdade a versão brasileira da Thumbelina, da fabricante de brinquedos americana Ideal Toy. Thumb em inglês quer dizer "polegar" é a Soneca chupando o dedinho!!!

Minha Soneca




A caixa


A corda


As botinhas


Os catálogos 
 Olhos pintados1962/1963 - Olhos de dormir19 64/1965



Minha Coleção

01 - Em 2013, consegui minha primeira Soneca (não contando a minha de infância); o corpo de pano não era o original e estava desproporcional, deixando a boneca com um cabeção, então mandei refazer (na Cirandinha Brinquedos), bem como um vestidinho inspirado no original. Ela parece ser negra, mas o vendedor disse que o vinil escureceu por que a boneca deve ter ficado no sol. Além disso, ela tem cabelos ruivos e dois furinhos perfeitos nos lóbulos das orelhas, como se fossem para brincos – mas a Soneca nunca vinha com brincos... Essa Soneca é muito misteriosa.


 

02 - Em 2014, finalmente consegui uma Soneca FUNCIONANDO! Como eu queria vê-la mexendo a cabeça! Linda demais. Fora o corpinho de pano sujinho, a boneca parece nova, está em melhor estado do que a minha: os olhos, as sobrancelhas, os cílios e a boquinha não estão desgastados e o vinil não está amarelado (a minha parece um bebê com icterícia). Veio sem roupinha. Vendo ela se mover  e como a boneca está em ordem, a cabeça está firme e não meio solta como a da minha vejo que a Soneca é mesmo uma boneca linda demais. Não sei porque a Estrela resolveu acabar com ela, relançando-a em 1964 com outra cabeça; não foi à toa que a Soneca sumiu do mercado e não se tornou tão popular aqui no Brasil como a original Thumbelina foi e é até hoje nos Estados Unidos (entre colecionadores, pois ela não é mais fabricada; no entanto, nos anos 2000 foi reeditada em edição limitada por uma empresa especializada em relançar bonecas, The Ashton-Drake Galleries). A "voz de apertar" não funciona. Mandei fazer (na Cirandinha Brinquedos) 2 roupinhas para ela, inspiradas naquelas que aparecem no catálogo e na caixa; ficaram lindas!

 




03 - Em 2015, consegui uma gêmea da minha Soneca de infância, o mesmo vestidinho! A boneca está muito bem conservada e FUNCIONA! O vestido tem até a etiqueta da Estrela e o lacinho na frente, os laços das botinhas são originais (os da minha não) e o corpo de pano está em perfeitas condições (o da minha está em miseráveis condições...). O vendedor disse que os elásticos do vestido foram trocados. A "voz de apertar" da barriga funciona também;  aperta-se um botão, acho que de borracha, pelo que dá para sentir, e ouve-se um apito que se passa por chorinho.





A "nova" e a minha de infância:
vestidinhos iguais

04 - Desta Soneca eu consegui (em 2015) só a cabeça e as perninhas. Eu mandei fazer o corpo (Cirandinha Brinquedos) e a deixei sem os bracinhos. Pedi para que não mexessem no seu rostinho e cabelo (que está ralo), porque gosto que a boneca fique como chegou até a mim. A roupinha (também feita na Cirandinha), é inspirada na que aparece no catálogo e na caixa.


05 - Em 2016, mais uma Soneca com vestidinho original e que aparece no catálogo: organza de nylon xadrês (#8642), só que na cor azul (e faltando o aplique de flores). Com a corda funcionando e com o apito na barriga. A calçola (branca) também é original.


06 - Em 2019 chegou mais uma Soneca com vestidinho rosa original, como aparece no catálogo: vestido de organza de nylon xadrês com enfeite de flôres (#8642) e MEIAS! A minha primeira Soneca com MEIAS! É a única Soneca com o centro dos olhos pintados do lado direito e não no meio.




07 - Em novembro de 2020 chegou mais uma Soneca com vestidinho original: floral rosa (a estampa mais usada pela Estrela nos vestidos das Sonecas), até por isso a comprei. Essas estampas são bem parecidas umas com as outras, mas não idênticas. O corpo foi refeito ficou perfeito, exceto pela perninha direita que foi colocada na posição errada... veio com a corda e funcionando. Os cabelos estavam sujinhos, então lavei com limpa vidros e em seguida amaciante de roupas, enxaguando bem depois das 2 etapas (aprendi isso na internet).
 


 

 
 
As estampas florais





Links

Mais Fotos

A Estrela costumava fazer os mesmos vestidos com cores diferentes, em geral rosa e azul; o da minha Soneca de infância tem uma estampa floral em azul; encontrei uma Soneca Olhos de Dormir com o mesmo vestido, mas com flores rosas. Também a Candy (vestido azul), a Prosinha (vestido vermelho), a Beijoca (avental azul), a Gui Gui (vestido azul), entre outras, foram lançadas com a mesma roupa das minhas bonecas de infância, mas de cores trocadas.



Isso me lembrou do quadro
de Renoir, Rosa e Azul.


 Sonecas (as verdadeiras no meio e as outras...)


 
Soneca e eu: em casa e na praia


Eu e a Soneca no meu aniversário de 3 anos


A Soneca com roupinha de bebê - 2014


O enchimento da Soneca são
pequenos flocos de espuma



Esta bolsinha com pentes e uma ETIQUETA vinham
com uma Soneca que eu perdi em 2018.  A vendedora fez
a gentileza de me mandar a foto de uma cópia que ela
tinha feito antes de vender:


 

O estojinho de papel eu ainda tenho, mas
não sei com qual das minhas bonecas ele veio:


Soneca, Soninho, Sonequinha e Naninha


Soneca e Tiny Thumbelina



Sonecas na Internet
Nem as fotos, nem estas bonecas me pertencem

Elas estavam à venda no Mercado Livre (2013 e 2014)
e na casa de leilões Décadas Passadas (2023)
Vestidos originais; nunca tinha visto o padrão de poá colorido.





10 comentários:

  1. NA DÉCADA DE 1960, AOS MEUS 05 ANOS DE IDADE GANHEI UMA SONECA, FIQUEI APAIXONADA QUANDO ABRI A CAIXA E VI AQUELA LINDA BONECA, SEMPRE FOI A MINHA PREFERIDA. ELA NÃO EXISTE MAIS ATUALMENTE. NO ENTANTO QUANDO EU ACHAR UMA BONECA "SONECA" IGUAL A QUE EU TIVE VOU COMPRA-LA. POIS AINDA A ACHO LINDA, E O MAIS IMPORTANTE A CORDA DEVERÁ FUNCIONAR TAMBÉM. PENA QUE NÃO EXISTE MAIS IGUALZINHA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda demais! Amo a Soneca. Sempre veja no Mercado Livre, porque uma das minhas funcionando eu consegui por lá... a corda da minha de infância deixou de funcionar há anos (eu nem lembrava come era), fiquei feliz de ver ela mexendo a cabecinha; e na barriga tem um apito, também, é tosco, mas imita chorinho...

      Excluir
  2. Olá Gisele! Amo as Bonecas Sonecas! Essa da última foto, a de vestidinho azul que no catálogo está em rosa, era minha. Estava à venda no Mercado Livre. Obrigada por ter a foto dela no seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonecas são muito lindas, me deu muita alegria quando era criança e agora eu fico feliz por ter conseguido achar e ter condições de comprar algumas delas - a tua eu perdi! Se tivesse visto a tempo, provavelmente teria comprado, por causa da roupa original. Aquela da primeira foto eu perdi por algumas horas - e eu ainda não tinha conseguido nenhuma boneca na época, fiquei deprimida. Mas depois apareceram outras e eu acredito que ainda mais irão aparecer nos próximos meses, anos. Obrigada e volte sempre!

      Excluir
  3. olá eu tenho uma boneca que creio que seja a soneca vc poderia me ajudar a identificar ?

    ResponderExcluir
  4. Minha irmã tinha uma loirinha com roupinhas azul shorts e blusinha de listras branco e azuis.
    Hoje ela está com 61anos.
    E o sonho meu e poder comprar uma igual.
    Cada vez que fala lembra ela chora muito.
    Qd lembra que por estar de desmanchando foi jogado fora.
    Ñ se conforma.
    Juro que meu maior sonho é dar essa alegria pra minha irmã.
    Que tem uma deficiência
    Deus há de me ajudar

    ResponderExcluir