quarta-feira, 20 de maio de 2015

Naninha, da Trol

Naninha A Bonequinha Musical.

Naninha é fofinha e tem cheirinho de nenê. Puxe o cordão e naninha balançara a cabeça prá lá e prá cá, ao som de uma música muito bonita.

Esta bonequinha eu achei à venda no Mercado Livre, nem sabia da existência dela. O que me chamou a atenção foi sua cabeça: é a mesma da Sonequinha (um pouco maior). O corpinho é de pano, tem 30 cm, olhos pintados (iguais aos da Soneca) e um mecanismo movido à corda (que funciona puxando-se uma bolinha) que toca música  Wiegenlied: Guten Abend, gut’ Nacht, Op. 49, Nº 4, mais conhecida como Lullaby, de Johannes Brahms  e faz com que ela mexa a cabeça. Suas mãozinhas ficam juntas por meio de velcro; falta o travesseirinho que ela segurava. Não encontrei nenhuma informação sobre ela.*

*Segundo seguidores deste blog, ela se chama Naninha, é da Trol.

Em 2024, finalmente consegui uma Naninha com travesseiro (com etiqueta da Trol). Ela é amarela e tem as mãozinhas rosa. Mexe a cabeça ao som da cantiga de ninar francesa Frére Jacques.






Naninha e Sonequinha


Soneca, Soninho, Sonequinha e Naninha


Naninhas



Lullaby

Guten Abend, gut’ Nacht,
mit Rosen bedacht,
mit Näglein besteckt,
schlupf unter die Deck:
Morgen früh, wenn Gott will, 
wirst du wieder geweckt. 

Guten Abend, gut’ Nacht, 
von Englein bewacht, 
die zeigen im Traum 
dir Christkindleins Baum. 
Schlaf nun selig und süß, 
schau im Traum ’s Paradies.


Frère Jacques


Frère Jacques, frère Jacques,
Dormez-vous? Dormez-vous?
Sonnez les matines! Sonnez les matines!
Din, den, don. Din, den, don.


Naninha na caixa



No final dos anos 1970, a Estrela lançou uma boneca bastante parecida: a Pupi. O corpo dela é o mesmo, mas com uma cabeça diferente e corda que fazia com que ela abraçasse o travesseirinho e o ursinho que a acompanhavam. A Estrela também lançou uma Susi em uma cadeira de balanço embalando um bebê, e a chamou de Naninha. Também tinha uma outra boneca chamada Pupi; a Estrela e sua mania de repetir nomes.

29 comentários:

  1. Essa boneca que toca musica e move a cabeça se chama naninha. Tenho uma faz 35 anos. A minha tem o travesseiro ainda. E tbm toca a musica até hj. Vi somente 2 até hj além da minha. Nas maos ela tem velcro que gruda no travesseiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Até hoje não achei nada sobre ela...

      Excluir
    2. Poxa, eu tinha a minha naninha até pouco tempo. Tô com tanta saudade, querendo achar uma pra comprar. Tem uns 35 anos que ganhei.

      Excluir
    3. Me vende ela. Significa tanto pra mim 🥹🥹😢😢

      Excluir
    4. Tenho a minha até hoje

      Excluir
  2. Que legal, tenho uma e nunca achei nada sobre ela.

    ResponderExcluir
  3. Eu também tenho uma Naninha..qdo criança adorava essa boneca, tanto que ainda a tenho.

    ResponderExcluir
  4. Ah q máximo! Eu tenho uma e guardo com muito carinho! Não lembrava o nome ! Lembrava q tinha o travesseirinho mas já não tenho mais... A minha funciona até hoje ! Não sei o fabricante... Ganhei da minha mãe , que já foi morar com o papai do céu! A minha deve ter uns 33 , 34 anos .. hoje tenho 38 anos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boneca muito fofa mesmo - e deve ser bem mais nova do que a Soneca (de 1962), porque eu não a conhecia.

      Excluir
    2. Eu também tenho uma naninha ganhei da minha mãezinha... tem 35 anos que tenho a naninha... ela funciona direitinho... amooooooo😍😍😍

      Excluir
  5. Naninha e da trool produzida na zona franca de manaus dos anos 80 ganhei no natal de 1984

    ResponderExcluir
  6. Eu tinha uma, era louca por ela, dormi com ela por mtos anos, qndo tinha uns vinte e poucos anos resolvi doar, me arrependo até hj, a menina não cuidou. Lembro vagamente do travesseiro dela, se não me engano era amarelo.

    ResponderExcluir
  7. Alguem tem uma naninha para vender? Tive uma na infancia e nao lembro o q aconteceu... Queria muito outra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você consiga uma, infelizmente ela é bem difícil de aparecer...

      Excluir
    2. Tenho uma boneca naninha para vender pode me chamar no WhatsApp 11 958025537

      Excluir
    3. Eu tenho uma funcionando super e linda

      Excluir
  8. Ainda tenho a minha em perfeitinha, com travesseiro e funcionando. Só a cx que está rasgada.

    ResponderExcluir
  9. Quero achar uma naninha p comprar minha filha me cobra, pois dei uma que ela tinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica de olho no Mercado Livre, que às vezes aparece uma por lá.

      Excluir
  10. Tinha uma bonequinha dessa e amava muito ela, mas ela um dia simplesmente sumiu, ate hoje sinto saudade dela rs.

    ResponderExcluir
  11. Que legal!Essa sua amarela é igual a minha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindinha ele, né? Fiquei feliz que veio com o travesseiro e com Frére Jacques, que eu cantava quando crinça.

      Excluir