sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Elefantinho da Shell

Crianças dos anos 1960 nunca esquecerão de um dos elefantinhos mais amados do Brasil: o da Shell! (o outro seria o Jotalhão). Ele é de plástico e tem 8 cm; era para ficar pendurado no espelho retrovisor (mas nunca!). Havia um outro maior, 24 cm, que servia de cofrinho – que eu não lembro de jeito nenhum; acho que não chegou aos postos da minha cidade.  
 
Nem precisa dizer que eu incomodava bastante o meu pai para abastecer o carro em um posto Shell, para que eu pusesse minhas mãozinhas no simpático mascote paquiderme (sem esquecer do Tigre da Esso e do Carvãozinho da Bardahl, né). Pois agora ele voltou para mim já não como um brinde, mas como uma antiguidade valiosa e rara... Tenho também 2 chaveiros da Shell, um deles o Elefantinho em metal, que não foram doados, ficando comigo desde o lançamento.
 
Em 1969, com o advento da chegada do Homem na Lua (em 20 de julho), uma parceria da Shell com o óleo lubrificante I.C.A. lançou o Elefantinho vestido de astronauta, hoje um bonequinho raríssimo e caríssimo não lembro de ter tido ele: como o meu pai deixou passar esse?!
 
A Shell é uma empresa anglo-holandesa (sempre achei que era americana...). Seu logotipo é conhecido como pecten, em alusão à concha Pecten maximus (popularmente conhecida por vieira). O Elefantinho da Shell é um mascote exclusivamente do Brasil e não descobri o motivo da escolha deste animal para representar a marca.
 
Acredito que a campanha publicitária com o Elefantinho veio depois da realizada com Os Mutantes (Algo Mais), em 1969.
 
Em 1971 ele foi aposentado (depois de uma curta carreira, pelo jeito) e deu lugar a um novo Elefante chamado da Sorte, desta vez alaranjado com macacão verde ao invés do tradicional cinza com macacãozinho amarelo – quem teria sido o infeliz que teve essa ideia???
 
O substituto foi apresentado aos revendedores e consumidores com uma forte campanha de lançamento (Acelere Prá Acompanhar) que envolveu, além de seu cabeção laranja para pendurar no espelho retrovisor, revistas em quadrinhos e até jingle cantado pela dupla Antônio Carlos e Jocáfi. Mas o alaranjado me parece que não teve muita sorte no final das contas e caiu no esquecimento, deixando a imortalidade para seu antecessor.

Links
 
 
 
Detalhe do encaixe do boné

 
Jotalhão e o Elefantinho da Shell

Propaganda
Tio Patinhas #74
1971
 

 

3 comentários:

  1. Oi, Gisele!
    Ah, que graça esses dois, só conhecia o Jotalhão.
    É claro que esse bonequinho não poderia ficar lá pendurado no carro, não é ?
    Vi seus chaveiros e lembrei da coleção de chaveiros do meu irmão. Gostava tanto de olhar um por um!!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. possuo 2 vestidos de frentista , estando um deles no meu carro.

    ResponderExcluir
  3. https://ab-diecast-garage.blogspot.com/2012/05/AVULSOS-BR.html

    ResponderExcluir