segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Carvãozinho da Bardahl

Tudo anda bem com Bardahl

Carvãozinho: esse bonequinho (7 cm) com ares de mafioso era dado como brinde para quem comprasse os produtos Bardahl (lubrificantes para automóveis) adivinhem se meu pai não TINHA que comprar produtos Bardahl! Ele veio sem a bengala e o charuto, mas de qualquer forma dá para matar as saudades e ir completando minha coleção de brinquedos da minha infância. Acho que nunca soube o nome dele... ou será que sabia? Não lembro.

Carvãozinho fazia parte da Turminha Brava (Grimer Gang), que estrelou os comerciais em desenho animado da marca de lubrificantes nos anos 1950 e 1960:

  • Antônio Sujo/Dirty Sludg (terno vermelho) 
  • Carvãozinho/Black Carbon (terno cinza ou verde) 
  • Chico Válvula Presa/Sticky Valves (terno azul) 
  • Zé dos Anéis Presos/Gummy Rings (terno amarelo)
  • Clarimunda
Era uma gangue de malfeitores (criada nos Estados Unidos e que chegou ao Brasil em 1956) que "atacavam" os motores dos carros; para salvar o dia, eis que surgia o Detetive Bardahl personagem cuja existência eu nem lembrava: o Carvãozinho com terno cinza foi o único bonequinho que eu tive quando criança e ficou na memória! Aliás, todos foram lançados como bonecos, mas apenas o Carvãozinho saiu em 2 cores, terno cinza e terno verde. A Clarimunda foi uma criação exclusiva para o mercado brasileiro e "nasceu" mais tarde, em 1963.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário