domingo, 7 de outubro de 2018

Boneca Calhambeque, da Atma

Sempre pensei que esta boneca era a Wanderléa da Jovem Guarda (eu sempre a chamei assim quando criança); pode até ter sido inspirada nela, mas seu nome é Boneca Calhambeque segundo o que uma leitora do blog postou aqui e conforme Nota Fiscal que tenho da compra em 1966 (minha mãe costumava guardá-las). Calhambeque era a marca registrada da Jovem Guarda, para os mais variados produtos.

Ela tem 73 cm e vinha com blusa, calça, saia, cinto de plástico, sapatinhos e chapéu de pano. Na blusa, estão estampados o rosto de Roberto Carlos, seu autógrafo, a sua famosa frase É uma brasa móra e o desenho de um calhambeque. Ela tem as unhas pintadas de cor-de-rosa, a mesma cor do batom.

Lembro que seu cabelo original estava muito ruim e uma tia mandou reformar em 1973. Ganhei a boneca no Natal de 1967, apesar da Nota Fiscal ser de 1966; desconfio que meus pais mantinham brinquedos escondidos de mim na casa, terríveis eles!




Na fivela do cinto está
a marca Calhambeque


Também na saia

Nota Fiscal:
Duas Calhambeques,
alguém ganhou a outra...


Lancheira marca Calhambeque
 Zé Carioca 779 - 11/10/1966


Vigilante RC (Rígido Controle):
 O responsável pelos produtos Atma

brinde de ovo de Páscoa - 2,5 cm



Eu, minha avó e a Calhambeque 
Natal 1967


O Calhambeque
Roberto Carlos

"Essa é umas das muitas histórias
Que acontecem comigo
Primeiro foi Suzy
Quando eu tinha lambreta
Depois comprei um carro
Parei na contra-mão
Tudo isso sem contar
O tremendo tapa que eu levei
Com a história
Do Splish Splash
Mas essa história
Também é interessante"

Mandei meu Cadillac
Pr'o mecânico outro dia
Pois há muito tempo
Um conserto ele pedia
E como vou viver
Sem um carango prá correr
Meu Cadillac, bi-bi
Quero consertar meu Cadillac
Bi Bidhu! Bidhubidhu Bidubi!

Com muita paciência
O rapaz me ofereceu
Um carro todo velho
Que por lá apareceu
Enquanto o Cadillac
Consertava eu usava
O Calhambeque, bi-bi
Quero buzinar o Calhambeque
Bi Bidhu! Bidhubidhu Bidubi!

Saí da oficina
Um pouquinho desolado
Confesso que estava
Até um pouco envergonhado
Olhando para o lado
Com a cara de malvado
O Calhambeque, bi-bi
Buzinei assim o Calhambeque
Bi Bidhu! Bidhubidhu Bidubi!

E logo uma garota
Fez sinal para eu parar
E no meu Calhambeque
Fez questão de passear
Não sei o que pensei
Mas eu não acreditei
Que o Calhambeque, bi-bi
O broto quis andar
No Calhambeque
Bi Bidhu! Bidhubidhu Bidubi!

E muitos outros brotos
Que encontrei pelo caminho
Falavam: "Que estouro
Que beleza de carrinho"
E fui me acostumando
E do carango fui gostando
E o Calhambeque, bi-bi
Quero conservar o Calhambeque
Bi Bidhu! Bidhubidhu Bidubi!

Mas o Cadillac
Finalmente ficou pronto
Lavado, consertado
Bem pintado, um encanto
Mas o meu coração
Na hora exata de trocar
Aha! Aha! Aha! Aha! Aha!
O Calhambeque, bi-bi
Meu coração ficou com
O Calhambeque
Bi Bidhu! Bidhubidhu Bidubi!

-"Bem! Vocês me desculpem
Mas agora eu vou-me embora
Existem mil garotas
Querendo passear comigo
Mas é por causa
Desse Calhambeque
Sabe!
Bye! Eh! Bye! Bye!"


6 comentários:

  1. eu tbm ganhei no mesmo ano,essa boneca,a minha era ruiva,fiquei apaixonada,ganhei no natal de 1966,que alegria!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria tanto ver outras versões deste boneca! Mas nunca achei nada...

      Excluir
  2. Tbem tive uma boneca calhambeque. Eu a chamava de Mônica. Não consegui conserva-la e hoje gostaria muito de conseguir comprar uma. Muito linda !

    ResponderExcluir
  3. Eu era fã da Vanderleia quando criança. A Atma fez uma boneca com meu nome. Parecida com essa Marlene

    ResponderExcluir
  4. Legal, minha irmã teve uma, a dela tinha cabelo ruivo e usava saia.

    ResponderExcluir