sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Boneca Bunka - 文化 人形

Eu tive uma boneca de pano, rosto pintado e roupinha vermelha quando criança; encontrei uma bem parecida (34 cm) e já tinha visto outra à venda (muito mais parecida com a minha de infância), mas não tinha conseguido descobrir nada sobre a história dela até que a leitora do blog Gigi Fernandes postou nos comentários abaixo que é uma 文化 人形

Boneca japonesa muito popular no começo do século passado. Ela era especialmente confeccionada na cor vermelha pq a essa cor é, de acordo com a crença japonesa, para proteção das crianças.

Obrigada Gigi!




      Minha boneca de infância;
      ganhei no Natal de 1965


      5 comentários:

      1. Eu ainda tenho a minha boneca igual à essa. Desde 1982

        ResponderExcluir
      2. Bom dia,Gisele. Trata-se de uma Bunka Doll, boneca japonesa muito popular no começo do século passado. Ela era especialmente confeccionada na cor vermelha pq a essa cor é, de acordo com a crença japonesa, para proteção das crianças. A minha ganhei em 1978/79 e era igualzinha a sua. Hoje artesãos estão confeccionando esse tipo de bonecas novamente e encontramos vários moldes pela internet ^_^

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Obrigada Gigi! Eu imaginava que era algum tipo de boneca tradicional, pois vi muitas (vermelhas) na Internet. A minha (anos 60) era linda, a roupinha era aveludada, o acabamento perfeito - eu a doei há muitos anos, mas eu lembro dela direitinho, de sentir o tecido em minhas mãos Esta que consegui agora tem uma roupinha de lã (eu acho).

          Excluir
      3. Bom dia como faço para encontra a venda uma boneca igual a essa vermelha , eu nasci 1982 eu tinha uma era da minha mãe gostaria muito de encontrar outra .

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Olha, é meio difícil encontrar, eu achei meio por acaso no Mercado Livre. Sempre procure por lá, busque por "boneca pano vermelha antiga", quem sabe apareça uma. Eu até queria uma mais parecida com a que eu tive quando criança...

          Excluir