Naninha A Bonequinha Musical.
Naninha é fofinha e tem cheirinho de nenê. Puxe o cordão e naninha balançara a cabeça prá lá e prá cá, ao som de uma música muito bonita.
Esta bonequinha eu achei à venda no Mercado Livre, nem sabia da existência dela. O que me chamou a atenção foi sua cabeça: é a mesma da Sonequinha (um pouco maior). O corpinho é de pano, tem 30 cm, olhos pintados (iguais aos da Soneca) e um mecanismo movido à corda (que funciona puxando-se uma bolinha) que toca música – Wiegenlied: Guten Abend, gut’ Nacht, Op. 49, Nº 4, mais conhecida como Lullaby, de Johannes Brahms – e faz com que ela mexa a cabeça. Suas mãozinhas ficam juntas por meio de velcro; falta o travesseirinho que ela segurava. Não encontrei nenhuma informação sobre ela.*
*Segundo seguidores deste blog, ela se chama Naninha, é da Trol.
Em 2024, finalmente consegui uma Naninha com travesseiro (com etiqueta da Trol). Ela é amarela e tem as mãozinhas rosa. Mexe a cabeça ao som da cantiga de ninar francesa Frére Jacques.
Naninha e Sonequinha
Soneca, Soninho, Sonequinha e Naninha
Naninhas
Lullaby
Guten Abend, gut’ Nacht,
mit Rosen bedacht,
mit Näglein besteckt,
schlupf unter die Deck:
Morgen früh, wenn Gott will,
wirst du wieder geweckt.
Guten Abend, gut’ Nacht,
von Englein bewacht,
die zeigen im Traum
dir Christkindleins Baum.
Schlaf nun selig und süß,
schau im Traum ’s Paradies.
Frère Jacques
Frère Jacques, frère Jacques,
Dormez-vous? Dormez-vous?
Sonnez les matines! Sonnez les matines!
Din, den, don. Din, den, don.
Naninha na caixa
No final dos anos 1970, a Estrela lançou uma boneca bastante parecida: a Pupi. O corpo dela é o mesmo, mas com uma cabeça diferente e corda que fazia com que ela abraçasse o travesseirinho e o ursinho que a acompanhavam. A Estrela também lançou uma Susi em uma cadeira de balanço embalando um bebê, e a chamou de Naninha. Também tinha uma outra boneca chamada Pupi; a Estrela e sua mania de repetir nomes.