No final de junho de 2023 recebi uma mensagem do Professor de Direito, Advogado e escritor Reinaldo Domingos, que – em colaboração com o colecionador de jogos de tabuleiro Caio Henrique Barison Tassi – tem se dedicado a uma extensa pesquisa sobre as origens dos brinquedos educativos de madeira no Brasil. Seu trabalho aponta que Curitiba pode ser o berço brasileiro dos joguinhos de madeira com fins educativos.
***
Existem indícios de que tudo começou com uma empresa paranaense, que remonta à década de 1910: a Fábrica de Brinquedos de Madeira Paraná, propriedade de um cidadão austríaco chamado Rodolpho Haltrich, que também foi proprietário da Fábrica de Brinquedos Papagaio, sediada em Imbituva, Santa Catarina, e da Fábrica de Artefatos de Madeira Gloria, também em Curitiba.
Caixas de tijolinhos (batizados de Concreto e Tijolos) muito antigas têm na tampa o logotipo da Papagaio e Indústrias Haltrich Ltda (localizada na Rua B. Campos Geraes s/n, em Curitiba); uma das caixa é bem peculiar, tem o formato de um triângulo. As peças eram todas pintadas e não em relevo. Enquanto a fábrica continuava em Santa Catarina, a "matriz e escritório geral" mudou da Rua Barão dos Campos Gerais para a Rua Augusto Stresser 406 (ambas no bairro Juvevê), em Curitiba. Tudo leva a crer que Haltrich produziu uma versão dos tijolinhos para montar antes de 1942, em razão da grafia do Português estampada nas caixas de seus brinquedos, fazendo dele e de sua fábrica o real criador deste famoso brinquedo de madeira conhecido e apreciado por tantas gerações!
A partir de um certo momento, os brinquedos da Papagaio passaram a ter o carimbo da fábrica Brinquedos Guilherme Seiler (Haltrich foi sócio de Seiler, segundo documento de 1937: Seiler, Haltrich & Cia.), que ficava em Curitiba. A grafia em uma das caixas do brinquedo atesta a antiguidade do brinquedo: O Pequeno Archicteto/Av. Iguassú 2153. Os tijolinhos ainda eram pintados e não em alto relevo.
Sócios: Seiler, Haltrich e Cia.
Joguinho da Guilherme Seiler
Este outro joguinho tem o endereço da
Av. Iguassu (ainda com 2 esses) na caixa
Uma das caixas de tijolinhos que consegui comprar – O Tijolinho Mágico – é de madeira, tem tijolinhos com desenhos em alto relevo e a etiqueta é da Brinquedos Paraná (Rua Prof. Dário Veloso, 250, Vila Izabel, em Curitiba). Uma outra caixa parecida já leva o nome da Guilherme Seiler, com o logotipo do ganso carimbado no fundo (o meu Carroção de madeira tem o mesmo logo).
Brinquedos Paraná
Logotipo colado no Carroção
Pelas pesquisas do Dr. Reinaldo Domingos, a famosa marca de brinquedos Coluna provavelmente absorveu em dado momento a Guilherme Seiler; a Coluna foi fundada apenas em 1962 em São Paulo (por Florinda Chiocca Giorgetti e seu filho Mário Giorgetti) e manteve uma filial na mesma Av. Iguaçu 2982 até 1978.
A fábrica de Brinquedos Guilherme Seiler foi fundada em Curitiba em 1937 (segundo documentos da Junta Comercial do Paraná) e tanto a Fábrica de Brinquedos Papagaio e a Fábrica de Brinquedos Paraná (ambas de Haltrich) muitos anos antes, na década de 1910. Portanto existem indícios suficientes de que não foi a fabricante gaúcha Xalingo que criou o famoso set O Futuro Engenheiro em 1956, como foi afirmado em matéria da Folha de São Paulo publicada em 2022.