terça-feira, 19 de abril de 2016

Tippy, da Schuco

Este cachorrinho eu achei no Mercado Livre quando estava procurando o Electro-Submarino; comprei para minha coleção "canina" (não foi um brinquedo de infância).

Ele é o Tippy 990 (fabricado pela Schuco nos anos 1930 ou 1950, dependendo da fonte), movido à corda, 12 cm – está funcionando (veio sem a corda, mas eu tinha uma remanescente dos velhos tempos); quando colocado no chão, anda em círculos.

Estão faltando sua roupinha (padrão escocês), as orelhas, o rabinho, a linguinha de fora, parte do revestimento de feltro da cabeça e os pelos das perninhas. Tippy vinha também com uma bolinha unida ao focinho por um arame, dando a impressão que o Scottish Terrier corria atrás dela quando funcionando. E mais: a bolinha vinha com números impressos na parte de cima e desenhos de dados; uma seta na parte amarela da bola indicava um determinado número quando o cachorrinho parava de girar era o cachorro da sorte (inclusive na sua caixa existia a figura de um trevo)! Também foi lançado nas versões Fox Terrier e Spaniel.






Improvisei - não reformo
brinquedos e não sei costurar...


 

Foto da Internet

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Electro-Submarino, da Schuco

Eu tive este submarino alemão quando criança; lata e plástico, modelo 5552, 30 cm, movido à pilha. Estão faltando 3 peças de plástico. O brinquedo deveria funcionar debaixo d'água, mas pelo que me recordo isso nunca aconteceu...

Achei aqui no Brasil, mesmo; os anunciados no eBay (ainda que em melhor estado e com a caixa) são caríssimos! Mas consegui no site uma reprodução alemã da caixa do brinquedo por um bom preço. Tenho outro brinquedo da Schuco.

Schuco

A história deste fabricante de brinquedos de lata começa quando a Schreyer & Company foi fundada em 1912 por Heinrich Muller e Heinrich Schreyer em Nuremberg, Alemanha. Dois anos depois, no entanto, a fábrica fechou, quando os fundadores foram convocados para o serviço militar durante a Primeira Guerra Mundial.

Acabada a Guerra, Schreyer deixa o negócio e Muller se associa a Adolf Kahn; em 1921, Schuco - uma abreviatura do nome da empresa (Schreyer und Company) - passa a ser a marca oficial.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a fábrica foi novamente fechada; Kahn, por ser judeu, foge para o Reino Unido e, em seguida, para os EUA, onde fica responsável pela distribuição dos brinquedos Schuco no país, bem como para o Canadá.

Em 1958, Muller morre e seu filho Werner assume o negócio. Por causa da forte concorrência em meados da década de 1970, a Schuco fecha suas portas e a marca é vendida para a fabricante americana Louis Marx and Company (1919-1978), que mais tarde repassa para a alemã Gama (Georg Adam Mangold) fabricante de carros modelo.   Fonte

YouTube







Reprodução da caixa





Foto Internet
aqui aparecem as peças de plástico que faltam