quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Programa da Peça O Casaco Encantado - 1968

A peça infantil O Caso Encantado, de Lúcia Benedetti, foi encenada no Teatro Guaíra de Curitiba em 1968 e eu nunca esqueci os versos

Mexe mexe caldeirão
Quem tomar dessa bebida
Terá vida até morrer!





terça-feira, 19 de abril de 2016

Tippy, da Schuco

Este cachorrinho eu achei no Mercado Livre quando estava procurando o Electro-Submarino; comprei para minha coleção "canina" (não foi um brinquedo de infância).

Ele é o Tippy 990 (fabricado pela Schuco nos anos 1930 ou 1950, dependendo da fonte), movido à corda, 12 cm – está funcionando (veio sem a corda, mas eu tinha uma remanescente dos velhos tempos); quando colocado no chão, anda em círculos.

Estão faltando sua roupinha (padrão escocês), as orelhas, o rabinho, a linguinha de fora, parte do revestimento de feltro da cabeça e os pelos das perninhas. Tippy vinha também com uma bolinha unida ao focinho por um arame, dando a impressão que o Scottish Terrier corria atrás dela quando funcionando. E mais: a bolinha vinha com números impressos na parte de cima e desenhos de dados; uma seta na parte amarela da bola indicava um determinado número quando o cachorrinho parava de girar era o cachorro da sorte (inclusive na sua caixa existia a figura de um trevo)! Também foi lançado nas versões Fox Terrier e Spaniel.






Improvisei - não reformo
brinquedos e não sei costurar...


 

Foto da Internet

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Electro-Submarino, da Schuco

Eu tive este submarino alemão quando criança; lata e plástico, modelo 5552, 30 cm, movido à pilha. Estão faltando 3 peças de plástico. O brinquedo deveria funcionar debaixo d'água, mas pelo que me recordo isso nunca aconteceu...

Achei aqui no Brasil, mesmo; os anunciados no eBay (ainda que em melhor estado e com a caixa) são caríssimos! Mas consegui no site uma reprodução alemã da caixa do brinquedo por um bom preço. Tenho outro brinquedo da Schuco.

Schuco

A história deste fabricante de brinquedos de lata começa quando a Schreyer & Company foi fundada em 1912 por Heinrich Muller e Heinrich Schreyer em Nuremberg, Alemanha. Dois anos depois, no entanto, a fábrica fechou, quando os fundadores foram convocados para o serviço militar durante a Primeira Guerra Mundial.

Acabada a Guerra, Schreyer deixa o negócio e Muller se associa a Adolf Kahn; em 1921, Schuco - uma abreviatura do nome da empresa (Schreyer und Company) - passa a ser a marca oficial.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a fábrica foi novamente fechada; Kahn, por ser judeu, foge para o Reino Unido e, em seguida, para os EUA, onde fica responsável pela distribuição dos brinquedos Schuco no país, bem como para o Canadá.

Em 1958, Muller morre e seu filho Werner assume o negócio. Por causa da forte concorrência em meados da década de 1970, a Schuco fecha suas portas e a marca é vendida para a fabricante americana Louis Marx and Company (1919-1978), que mais tarde repassa para a alemã Gama (Georg Adam Mangold) fabricante de carros modelo.   Fonte

YouTube







Reprodução da caixa





Foto Internet
aqui aparecem as peças de plástico que faltam


domingo, 27 de março de 2016

Casal de bonecos japoneses

Casal de bonequinhos japoneses (15 cm), anos 1960 (segundo o vendedor). Eu o encontrei no Mercado Livre e comprei porque a menina tem a cabeça da Sapeca (24 cm) da Estrela! A cabeça e os braços deles são articulados.




A Sapeca e a menina